Pular para conteúdo Pular para navegação

Comprar Controlo da pressão dos pneus

121 Resultados
*RRP: Preço de retalho recomendado

Qual a importância e como funciona

O sistema de controlo da pressão dos pneus monitoriza a pressão do ar dos pneus de diferentes tipos de veículos e alerta o condutor para a insuficiência de ar num ou mais pneus. Essa informação é transmitida de forma acústica e visual através do painel de instrumentos e ajuda a prevenir situações graves. O pneu deve funcionar com uma determinada pressão indicada pelo seu fabricante. Com a pressão abaixo da recomendada o veículo perde a sua aderência e estabilidade, aumentando a distância de travagem e, inclusive, existindo o perigo da roda saltar da jante ou o pneu rebentar. Aumenta também o desgaste dos pneus e o consumo de combustível do automóvel. Para além de ajudar a prevenir estas situações, o controlo da pressão dos pneus permite ainda reduzir a pegada ecológica do seu veículo, uma vez que com um menor desgaste dos pneus e consumo de combustível, há um menor ruído e emissão de gases para a atmosfera.

Sistema direto e indireto

A monitorização da pressão de pneus pode ser direta ou indireta. No sistema direto existe um sensor dentro de cada pneu que detecta a pressão e, em alguns casos, também mede a temperatura do pneu. Se esses dados se encontrarem fora dos parâmetros normais, o painel de instrumentos alerta o condutor. Este sistema é mais preciso que o indireto e a sua medição não é afetada pelo desgaste do pneu, nem precisa de ser reiniciado quando verifica a pressão. No entanto, a bateria do sensor tem uma longevidade prevista de cerca de 10 anos e este também deve ser substituído quando a bateria perde a carga. Assim surgiu o sistema indireto, que dispensa bateria e veio reduzir o seu custo. Este sistema compara a velocidade de rotação dos pneus para determinar quando ocorre um erro na pressão de ar e é, por isso, menos preciso. Para além disso, deve ser reiniciado todas as vezes que se verifica a pressão, se troca um pneu ou se altera a sua posição no carro.

Segurança e Desempenho

O sistema de controlo da pressão dos pneus é um elemento de segurança ativa que alerta para a importância da pressão dos pneus e que pode ajudá-lo a evitar problemas relacionados, como o consumo excessivo de combustível, desgaste dos pneus e, sobretudo, acidentes graves. Na 123pecas-auto.pt vai encontrar o sistema de controlo mais adequado para o seu veículo e o seu tipo de pneus, não só para otimizar o seu desempenho mas, sobretudo, para uma maior segurança na estrada.