ESP, ESC, DSC, VDC, VSA e VSC são as siglas comerciais do controlo eletrónico de estabilidade, um dos avanços tecnológicos no que toca a materia de segurança activa mais importante dos últimos tempos. A sua função e conseguir que o veículo se mantenha na trajectória marcada pelo conductor com o volante, reduzindo em boa quantidade os riscos derivados de um despiste. O controlo de estabilidade compara a trajectória marcada pelo próprio conductor com a trajectória real do veículo, analisa tambem a velocidade de viragem das rodas e intervem actuando sobre elas para redireccionar o veículo. Normalmente esta actuação e produzida mediante a travagem selectiva das rodas, usando elementos comuns como por exemplo o ABS.
Um ESP e composto por uma unidade de controlo eletrónico (UCE), e ainda uns actuadores situados no sistema de travagem, alem disso tambem e composto por sensores. Sensor do ângulo de direcção, que atraves da coluna de direcção informa sobre o movimento do volante, sensores de velocidade de viragem, comuns ao ABS, que situados nas rodas informam sobre eventuais bloqueios, sensor do ângulo de viragem e aceleração transversal, que informa sobre o comportamento real do veículo.
Os estudos que se debruçaram sobre o do sistema ESP, situam-no em segundo lugar entre os sistemas de segurança, só e ultrapassado pelo cinturão de segurança, e falam ainda de uma redução de risco de vida em 80%. Pode encontrar no nosso site 123pecas-auto.pt os mais variados sensores de ângulo de direcção, a qualquer hora do dia e qualquer dia da semana, disponibilidade máxima para si.